quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Histórico do Teatro

O Teatro Municipal Carlos Jehovah situa-se à Praça da Bandeira, no mesmo edifício do Mercado Municipal de Artesanato, antigo Mercado Municipal onde funcionava a feira livre da cidade.


Recebeu este nome em homenagem ao teatrólogo e poeta Carlos Jehovah de Brito Leite, fundador e diretor do Grupo de Teatro Avante Época, Casa da Cultura e outras entidades culturais de Vitória da Conquista. Foi elaborado e construído pela Empresa Miniucipal de Obras e Urbanismo de Conquista ( EMURC). É um teatro tipo Arena, cujas características são com palco no centro, sem cenário convencional: os atores ficam mais próximos ao público.Tem capacidade para 125 expectadores, aproximadamente.


O Teatro M. Carlos Jehovah foi inaugurado no dia 01 de maio de 1982. Durante a inauguração que se prolongou até o dia 08 do mês de maio, foi realizada uma extensa programação. No mesmo dia às 21 horas o Grupo Avante Época sob a direção de Carlos Jehovah, apresentou a peça “ Quando as Máquina Param”, de Plínio Marcos. Em seguida no dia 02, à tarde, a encenação de “ lenços e Ventos”, de Ille Kucly, pelo grupo Batalha, direção de Gildásio Leite. No dia 03, às 20 horas, houve a apresentação do recital “ A Poesia Conquistense, pelos Grupos Batalha, Alfa Teatral, Grupo Sol – Teatro e Música e Grupo Araponga.


Dando continuidade à programação, teve lugar no dia 04, às 20 horas a Mostra de Música Popular Conquistense, vindo a seguir no dia 05 às 20 horas, texto de colagem, com a encenação de “ O Rico Avarento”, de Ariano Suassuna, pelo Grupo Araponga, sob a direção de Iris Nery do Prado. No dia 07, às 20 horas, outro texto de colagem, “Poemática em Transe”, pelo grupo Sol, Teatro e Música, com direção de Geraldo Sol, sendo que, no mesmo dia, às 15 horas, continuação do debate sobre as atividades do Teatro em Conquista que se prolongou até a noite. Encerrando-se a Semana Teatral realizada no dia 08, no Teatro Municipal Carlos Jehovah, houve a apresentação do Teatro Indígena do Amazonas, de Marcelo Souza, pelo Grupo Batalha, sob a direção de Gildásio Leite e logo após a conclusão dos debates sobre as atividades teatrais em Conquista.

Desde então o teatro mantém uma intensa atividade com apresentações de artistas locais, grupos de teatro, dança, cineclube, além de ensaios e oficinas propostas por demanda espontânea da cidade.

Dentre os programas do teatro o Projeto Cinema e Seis e Meia, implantado em 2007, foi um dos Pontos de Difusão Digital (PDD's) instalados em todo o país, pelo Ministério da Cultura, para democratizar o acesso da população brasileira à sétima arte. Agora, com as mudanças no programa, que vão permitir a ampliação das ações, os PDD's passam a se chamar Cine + Cultura.

O Projeto Cinema Seis e Meia, da Prefeitura de Vitória da Conquista, vem atuando na formação de platéia, na valorização da produção nacional e exibição de clássicos da cinematografia mundial, difundindo o gosto pelo cinema. As sessões são realizadas às quartas-feiras, às 18h30 no teatro, com entrada franca.

Um comentário: